quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Conheça os MBAs preferidos das empresas na hora de contratar

Pensado em fazer MBA? Pois então você deve dar uma olhada nesta lista. O levantamento anual QS Global 200 Business Schools Report, feito pela especialista em educação executiva QS, revela quais são os 200 MBAs preferidos das empresas na hora de contratar em todo mundo.
O resultado, divulgado nesta segunda-feira (05/12), não é muito favorável às instituições brasileiras. A maioria dos empregadores na América Latina ainda olha primeiro para a Europa e para os Estados Unidos ao recrutar profissionais com MBA. São poucas as empresas que olham para a região em busca de trabalhadores formados nas escolas locais. Até hoje, segundo o estudo da QS, foram poucas as escolas de negócios da região que conseguiram estabelecer-se com uma boa reputação internacional.
Conheça os MBAs preferidos das empresas na hora de contratar
Neste cenário, apenas dez escolas latino-americanas conseguiram entrar no ranking. Dessas, duas são brasileiras, a Business School São Paulo (Universidade Anhembi Morumbi), em 2° lugar no ranking regional latino-americano, e a Fundação Getúlio Vargas, na 3ª posição.
O crescimento da região nos últimos anos e a perspectiva positiva para os próximos, em especial no Brasil, já estariam, no entanto, atraindo mais atenção para as escolas da região.
Veja abaixo as dez escolas preferidas das companhias na América Latina:
As 10 mais  da América Latina
ColocaçãoNome


1Pontifícia Universidade Católica do Chile


2Business School São Paulo (Brasil)


3Fundação Getúlio Vargas (Brasil)


4Universidade do Chile


5EGADE – Tecnológico de Monterrey (México)


6IAE Business School, Universidade Austral (Argentina)


7INCAE Business School (Costa Rica)


8Instituto Tecnológico Autônomo do México (ITAM)


9ESAN - Escola de Administração de Negócios para Graduados (Peru)


10IPADE Business School, Universidade Panamericana (México)


Fonte: TopMBA


O levantamento também mostra as preferências na hora da contratação por áreas de atuação: finanças, gestão internacional, marketing, empreendedorismo, gestão de operações, gestão de informação, estratégia, liderança, responsabilidade social e inovação.
As escolas americanas dominam os rankings. Harvard e Wharton aparecem no top 5 em todas as dez áreas.
Confira os MBAs mais prestigiados em cada setor:

As preferidas em finanças
EscolaPaís


WhartonEUA


Chicago, BoothEUA


London Business SchoolReino Unido


Stern School of Business (NYU)EUA


HavardEUA








Gestão internacional
Escola País


INSEAD França


Havard  EUA


Thunderbird EUA


Wharton EUA


Marshall School of Business EUA








Marketing
EscolaPaís


Kellogg, NorthwesternEUA


WhartonEUA


HarvardEUA


Judge Business School (Cambridge)Reino Unido


Universidade de Michigan, Ross School of BusinessEUA








Empreendedorismo
EscolaPaís


HarvardEUA


StanfordEUA


WhartonEUA


INSEADFrança


IE Business SchoolEspanha









Gestão de operações
EscolaPaís


MIT-SloanEUA


HarvardEUA


WhartonEUA


StanfordEUA


INSEADFrança








Gestão da informação
EscolaPaís


MIT-SloanEUA


HavardEUA


WhartonEUA


INSEADFrança


StanfordEUA









Estratégia
EscolaPaís


HarvardEUA


WhartonEUA


INSEADFrança


StanfordEUA


London Business SchoolReino Unido









Liderança
EscolaPaís


HarvardEUA


WhartonEUA


INSEADFrança


StanfordEUA


London Business SchoolReino Unido









Responsabilidade social
EscolaPaís


HarvardEUA


StanfordEUA


INSEADFrança


WhartonEUA


Tuck School of Business at DarmouthEUA








Inovação
EscolaPaís


MIT-SloanEUA


StanfordEUA


HarvardEUA


WhartonEUA


INSEADFrança







Crise econômica
As turbulências econômicas dos últimos anos também tiveram seu impacto no mundo da educação executiva. A pesquisa revela que a crise fez com que as empresas valorizassem mais  do que nunca os MBAs. Na Europa e nos Estados Unidos, as companhias estão procurando profissionais formados com ênfase em liderança, para escapar de possíveis dificuldades. Escolas localizadas nas capitais financeiras ou perto delas são vistas atualmente como de especial interesse para os empregadores.

Sugestões para o líder estimular a equipe neste ano de 2012

Nesse momento as organizações elaboram os planejamentos estratégicos que incluem, dentre outros pontos relevantes, as metas que devem ser alcançadas ou superadas no decorrer de 2012. Como sabemos, os resultados dependerão diretamente do desempenho das equipes e da entrega individual que cada colaborador dará à organização. Vale lembrar também que a performance dos talentos está diretamente relacionada à atuação dos gestores, pois eles convivem diariamente com os talentos e são capazes de identificar as potencialidades e as fraquezas de cada um. Por isso, além do foco nas metas e nos processos enfatizados nos relatórios corporativos, caberá às lideranças a iniciativa de estimular os profissionais, para que esses deem o melhor de sim. Confira abaixo, sugestões para o líder implantar e obter melhores resultados a partir do mês de janeiro.

1 - O primeiro passo é fazer uma análise sobre o desempenho da sua equipe, como também da performance de cada membro ao longo do ano. Isso permitirá que você identifique, com mais calma, os pontos que contribuíram positiva ou negativamente para os resultados alcançados ao longo de 2011.

2 - Como você também faz parte da equipe e está à frente da condução do "leme", é aconselhável que faça uma autoanálise da sua performance, para que possa identificar quais as competências que precisam ser desenvolvidas, inclusive aquelas relacionadas ao lado comportamental. Afinal, por trás de toda liderança existe uma pessoa que pode cometer erros a qualquer comento, como também disposta a buscar melhorias.

3 - Além da autoanálise, caso a empresa tenha realizado a sua avaliação de desempenho, reveja os resultados desse trabalho e pondere se ocorreu ou não desenvolvimento/aprimoramento das competências que impactam no dia a dia da sua equipe. Lembre-se que através da avaliação de desempenho, todo profissional sabe o que a empresa espera dele.

4 - Após fazer uma análise do seu desempenho e da sua equipe, chegou o momento de agendar uma reunião coletiva. Peça às pessoas que pontuem os momentos mais marcantes para elas, que aconteceram no decorrer do ano. Saliente que tanto pode ser uma situação considerada positiva quanto um momento de grande tensão. O importante é que os liderados se expressem e justifiquem suas percepções.

5 - Na posição de líder, você também precisa apresentar seu posicionamento sobre os momentos que vivenciou com os liderados. Não seja omisso e também pontue os momentos que considerou positivos ou negativos, mas sempre com argumentos plausíveis.

6 - Apresente o planejamento para 2012, os principais desafios e como, cada um irá colaborar, para que as metas sejam alcançadas e até mesmo superadas. Abra espaço para que as pessoas apresentem dúvidas, pois se algo ficar "no ar", talvez o desempenho seja prejudicado. Lembre-se que a comunicação clara tem dois sentidos e nunca, em momento algum, é unilateral.

7 - Durante a reunião coletiva, mostre-se disposto a ouvir a sua equipe. Alguém pode apresentar, por exemplo, apresentar alguma ideia que otimize os processos do dia a dia do seu setor. Caso a pessoa tenha dificuldade de se expressar por timidez, peça que enviem as sugestões para seu email ou, então, o procure em um momento reservado.

8 - Se alguma proposta apresentada pela equipe for viável, não deixe de dar os créditos a quem merece, afinal o reconhecimento é um dos fatores que influencia a retenção de talentos. Agindo dessa forma, a liderança reforçará entre os liderados a postura de que todos contribuem de alguma forma e são importantes para o sucesso coletivo.

9 - Converse individualmente com cada membro da sua equipe. Se você identificou algum ponto que precisa ser trabalhado e que influenciou o resultado do desempenho individual, pergunte ao colaborador como você - enquanto líder - pode ajudá-lo a reverter essa situação. Troquem ideias.

10 - Caso sua empresa tenha um número significativo de funcionários e promova uma confraternização, nada o impede de fazer um convite aos membros da sua equipe. Converse e veja o que eles acham de realizarem uma "miniconfraternização", apenas entre vocês. Sugira um passeio, um cinema, algo que desperte a integração e faça todos "fugirem" da rotina. Afinal, é tempo de confraternizar e recarregar as energias para iniciar bem o ano de 2012.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PARA REFLETIR


E
m 2012 teremos novos acontecimentos, tanto positivos quanto negativos, mas cabe a você escolher o melhor lado desses novos rumos para a sua vida. É hora de crescer e superar desafios, sem esquecer que o ano possui 365 dias para todas as pessoas. Então, concentre seus esforços no que deseja realizar e conceda prioridade absoluta para estimular seu potencial. Digo que: "O medo de fracassar levou inúmeras pessoas a desistirem da concretização de seus sonhos". Por medo, muitas pessoas não são felizes. Deixam de aprender um novo idioma, de conquistar a tão sonhada carteira de habilitação, de ingressar em uma universidade ou concorrer a um cargo melhor na empresa.
A felicidade esta na realização dos seus sonhos, mais principalmente da forma como você rege a sua vida, em volta de sua família, amigos e colegas de trabalho. Na sua vida, busque amar, sorrir mesmo que esteja triste, pois a tristeza vai embora quando encontra um sorriso.
Lembre que "vencer" e "perder" têm a formação de seis letras, assim como "alegre" e "triste", entretanto, o desejo de realizar uma dessas ações, apresenta na prática resultados negativos ou favoráveis ao seu sucesso. Procure aproveitar cada novo dia para fazer a diferença na sua própria vida, sem esquecer, que no final do espetáculo, no dia 31 de dezembro de 2011, você receberá inúmeros aplausos, por conseguir progredir. Lembre que o palco da sua apresentação é a sua vida e, somente há uma pessoa, capaz de mudar o rumo dessa apresentação. Essa pessoa é você e o momento para colocar em prática não é amanhã, é agora!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não faça do seu trabalho uma tortura

Vamos imaginar que você entrará em um palco, para apresentar uma peça de teatro chamada "A superação de um dia após o outro". Nas cenas serão apresentados os desafios para colocar em prática, as promessas e os sonhos que você deseja realizar. Nos bastidores do espetáculo está tudo pronto. As cortinas começam a abrir e os holofotes acendem sobre você. Não há como retornar ao camarim. Mas agora, vamos parar de imaginar e acreditar que, para alcançar realizações, será fundamental transformar o trabalho em algo cativante e prazeroso. Faça uma avaliação dos dois ciclos abaixo e descubra que a paixão e a satisfação no ambiente profissional revelam novas oportunidades de crescimento.

Ciclo do trabalho como tortura - Por exercer uma atividade direcionada à insatisfação e ao desgosto, algumas pessoas abandonam o sentimento de amor ao próprio trabalho, que passa a ser um ciclo de vício e escassez de descobertas. Observe na imagem a seguir, que seu início ocorre com um clima de insatisfação diário, apoiado por constantes reclamações. Nesse estágio, é mais fácil apresentar justificativas, do que encontrar soluções para determinadas limitações. Em seguida, a ausência de qualificação reflete na limitação de ideias, na contribuição com sugestões de melhoria e no desenvolvimento de novos projetos.

O trabalho como tortura, completa o ciclo com a infelicidade profissional, que destaca o distanciamento da emoção pessoal em fazer uma atividade com satisfação. Na superfície, aparentemente há uma normalidade. Entretanto, no seu interior, há inúmeras insatisfações. Uma pessoa que faz do trabalho uma tortura, demonstra falta de comprometimento e com frequência, fica oculto atrás de problemas. Normalmente, são indivíduos que optam em manter uma estabilidade na carreira. Gente que no começo do ano, pega o calendário para verificar quantos feriados tem no meio da semana e encontram sempre um motivo a mais para comemorar o afastamento do trabalho. Você conhece gente assim?

Ciclo do trabalho como satisfação - Em perspectiva oposta, o trabalho como satisfação é um ciclo de constante crescimento com novas descobertas diárias, geradas por estímulo de fazer sempre o melhor. A vontade de continuamente aprender é um fator transformador para novas experiências. Esse ciclo apresenta seu início com a demonstração de um clima de valorização, apoiado pelo desejo de superar desafios pessoais e profissionais. Uma pessoa com satisfação no trabalho avança no desejo de inovar e abandonar rotinas improdutivas, pois a vontade de aprender, participar de processos de qualificação, treinamentos, palestras e cursos, enfatizam a constante atualização, permitindo observar oportunidades e empreender ações na própria atividade.

O trabalho como satisfação, completa o ciclo com a felicidade profissional, pois reforça a aproximação da capacidade de ser uma pessoa com experiência profissional, capaz de formar opiniões, analisar tendências e perspectivas no mercado de atuação. Com a satisfação, o ser humano constata que há obstáculos que, depois de ultrapassados, tornam-se importantes lições para auxiliar e contribuir na busca de um novo sentido para a vida pessoal e no desenvolvimento profissional. Por meio da satisfação, a oportunidade de compreender, conhecer-se melhor e se transformar, passa ser uma diferencial para perceber que às vezes, o que parece o fim pode ser um significativo começo para vencer.


Em 2011 não teremos eleições, jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas. É hora de crescer e superar desafios, sem esquecer que o ano possui 365 dias para todas as pessoas. Então, concentre seus esforços no que deseja realizar e conceda prioridade absoluta para estimular seu potencial. Digo que: "O medo de fracassar levou inúmeras pessoas a desistirem da concretização de seus sonhos". Por medo, muitas pessoas não são felizes. Deixam de conquistar uma carteira de habilitação, de ingressar em uma faculdade ou concorrer a um cargo melhor na empresa.

Lembre que "vencer" e "perder" têm a formação de seis letras, assim como "alegre" e "triste", entretanto, o desejo de realizar uma dessas ações, apresenta na prática resultados negativos ou favoráveis ao seu sucesso. Procure aproveitar cada novo dia para fazer a diferença na sua própria vida, sem esquecer, que no final do espetáculo, no dia 31 de dezembro de 2011, você receberá inúmeros aplausos, por conseguir progredir. Lembre que o palco da sua apresentação é a sua vida e, somente há uma pessoa, capaz de mudar o rumo dessa apresentação. Essa pessoa é você e o momento para colocar em prática não é amanhã, é agora!

Ser é mais importante do que ter

Hoje, vivemos em um mundo extremamente competitivo onde as pessoas buscam desesperadamente, e a todo custo, acumular bens materiais, ter corpo perfeito, conseguir mais tempo, status e poder, e assim, caminhamos dentro de um contexto de vida estressante, nascisística e insaciável. Muitas vezes, nos esquecemos de que não obstante à fugacidade da vida, o que vem em primeiro lugar é SER, em seguida FAZER, para depois vir a TER.

Se você busca tornar-se um profissional e um ser humano melhor, e vem executando seu trabalho com amor e dedicação, o resultado financeiro positivo será inevitável e uma mera consequência de seus pensamentos e suas atitudes. Certa vez ouvi uma definição de status que guardei na memória por ter considerado interessante e hilariante, motivo pelo qual transcrevo a seguir: "Status é comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para aqueles que você não gosta, aquilo que você não é".

Penso que existe uma grande verdade inserida nessa frase. Na medida em que a pessoa amadurece, ela tende é de se preocupar menos com a busca pelo status e passa a procurar mais sua auto-realização. Entretanto, existem pessoas que não conseguem libertar-se da chamada "Síndrome de Peter Pan"; são aquelas que se recusam a amadurecer, apesar da idade.

É importante ter saúde sim, e não vale à pena perdê-la e acumular riquezas, para num futuro breve ter que gastar toda fortuna na tentativa de reaver a saúde que se foi. Não obstante isso ser uma absoluta falta de inteligência, muitas pessoas hoje ainda o fazem. A vida é uma bela viagem e importa mais aproveitar bem esta viagem do que se preocupar apenas com o destino final.

É essencial investir na sua estrutura pessoal e profissional, tendo um objetivo em mente que esteja relacionado aos seus valores pessoais e, em seguida, partir para a ação. O importante não é apenas o objetivo em si, mas sim o que o objetivo faz conosco e como.

Tenha sonhos grandiosos e trace metas. Se você possui uma direção, faz sentido organizar sua agenda. O importante não é o que acontece conosco e sim o significado que damos para aquilo que ocorreu em nossas vidas. Saiba que o fracasso não existe, o que ficam são resultados que consideramos satisfatórios ou não. É importante que estejamos aprendendo, a cada instante, dentro de nossa organização ou de nosso negócio próprio. Se não estamos aprendendo e crescendo é porque chegou a hora de mudar.

Mude você ou se mude. Todos nós sabemos que mudar não é fácil. É tão difícil mudar que pesquisas demonstram que o ser humano tem menos medo da morte do que da mudança. A mudança nos deixa incomodados e ansiosos, justamente porque nos tira da chamada zona da conforto. É preciso renovar-se a cada. A medicina nos ensina que fisicamente não somos mais a mesma pessoa que fomos há sete anos atrás, já que nesse intervalo de tempo todas as células do nosso corpo renovaram-se. Precisamos nos conscientizar de que tudo mudou, muda e mudará.

É preciso ter criatividade e coragem para mudar, crescer e se desenvolver a cada dia. Ser louco é fazer sempre a mesma coisa, da mesma maneira e querer obter resultado diferente. Entretanto, diariamente observamos a insanidade comandando a rotina paralisante na vida de muitas pessoas. É preciso estar aberto às mudanças e é necessário desbloquear e dar vazão ao fluxo da vida. Busque um sentido para sua existência e a direção a seguir ficará mais clara e visível. Se você tem uma meta, um sonho grandioso, tudo começa a fazer sentido e você passa a amar a si mesmo cada vez mais.

Administre bem o seu tempo, pois este é um bem insubstituível, enquanto que os bens materiais são substituíveis. E se você não tomar conta da sua vida, certamente alguém irá tomar conta por você. O dia a dia de toda pessoa é bem parecido, o que faz a diferença são os pequenos detalhes.É bem verdade que o hábito faz o monge. Cuide-se, pois o tempo não pára, nunca volta. O dinheiro é algo muito importante quando bem utilizado, entretanto saiba que dinheiro algum será capaz de nos fazer recuperar o tempo perdido e mal utilizado. Portanto, divirta-se mais, ame mais e perdoe mais a si mesmo e aos outros. Utilize com sabedoria seu dinheiro e seu tempo!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Garantindo o crescimento profissional competindo com ética

Você já parou para pensar como tudo na natureza é regido pela competição? As plantas disputam espaço e alimento. Os animais lutam par garantir o território e a chance de procriar. Com os homens a história não é diferente. "Competir não é um coisa ruim, pelo contrário, é uma das forças motrizes da vida e um dos principais responsáveis pelos avanços da sociedade", avalia Maria Cristina.

Foi por meio das disputas que os grandes atletas conseguiram alcançar marcas impensáveis e que os cientistas desenvolveram novas tecnologias, só para citar dois exemplos. "É justa a competição que se inspira no respeito mútuo e no reconhecimento de que sem competidores não tem partida", completa o físico Luis Carlos de Menezes."O importante é lutar com armas como o talento, a inteligência, a técnica e a experiência."

Seja qual for a razão que leva alguém a entrar numa disputa no ambiente de trabalho, ela jamais deve se sobrepor ao comportamento ético. Dissimulações, manobras, rasteiras e mentiras devem ficar de fora da briga. Coisas que, infelizmente, ainda são bastante comuns nos dias de hoje.

União de forças
Valorizar o trabalho em equipe e entender que o conhecimento construído coletivamente é fundamental para desmitificar o desejo individual da autossuficiência. "No ambiente corporativo, a colaboração deve ser a base da competição. As chances de sucesso são maiores quando todos se preparam para alcançar um objetivo comum, pois a união de forças garante um maior conhecimento acerca do objeto da disputa", ressalta Eugenio Mussak, consultor em desenvolvimento humano e profissional, de São Paulo.

Por outro lado, ninguém tem que se sentir infeliz por perder uma partida. As contingências que levaram a esse desfecho podem se transformar em oportunidades mais à frente. "Uma vitória não se conquista ao acaso. Ela é fruto de muita dedicação e preparação", diz Mussak. Assim, competir deve estar ligado a se autossuperar e melhorar sempre. Um aprendizado para lá de importante e que pode garantir no futuro um comportamento diante das derrotas da vida muito mais seguro e livre das frustrações que costumam bater à porta quando perdemos uma batalha.