ARTIGO
A administração estratégica obteve seu formato após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation no ano de 1950, um eventual resumo desta pesquisa que foi denominada de relatório Gordon – Howell, orientando que o ensino de negócios fossem mais amplos
Esses cursos deveriam ter suas características principais distintas.
Ao invés de apresentar aos alunos os aspectos problemáticos de negócios
para tal analise e áreas especifica de certo modo que o marketing ou
finanças, tiveram ênfase no desenvolvimento de conhecimentos de
identificação, analise e soluções de problemas no mundo atual em
importantes áreas de negócios. Dessa forma, propicia aos estudantes a
oportunidade de exercer suas habilidades que não são explicitas e
exigidas em demais cursos. Esse relatório foi também recomendado que as
novas politicas se concentram em incluir o conhecimento já obtido em
demais cursos e causar o progresso das habilidades dos estudantes
utilizando-se tal conhecimento.
O relatório Gordon – Howell obteve uma aceitação ampla. Em meados de
1970, o curso fazia parte da grade curricular de algumas escolas de
negócios. Portanto, com o passar do tempo, tal curso foi ampliado,
adicionando consideravelmente a organização global com o seu ambiente.
Temos como exemplo, a ética e as responsabilidades sociais, assim como
os impactos potenciais de fatores econômicos, legislativos e políticos, a
respeito do êxito nas operações de uma organização atribuindo-se
assuntos de interesses. Recentemente, a ênfase mais ampla que destacamos
e que induziram os lideres da área foi a alternância do nome de curso
de Politica de Negócios para Administração Estratégica.
A evolução conceitual de Administração Estratégica se dá ao seu
resultado significativo e, contudo é visivelmente a falta de consenso a
respeito de seu significado preciso. O empecilho com a administração
estratégica é executada em diversas organizações e muitas delas
absorvem-se desse beneficio significativamente. A administração
estratégica está identificada como um processo prolongado que objetiva
manter uma empresa apropriada e integrada com o seu ambiente.
Antigamente, tal processo de administração estratégica era
influenciado em determinadas partes através do departamento de
planejamento das empresas. Os profissionais que integram esses
departamentos eram inclusos no projeto e a execução dos sistemas de
administração estratégica no limite de suas organizações. Recentemente
esses departamentos de planejamento tiveram perda de sua influencia.
O processo de administração estratégica sofre tendência quando se
trata especialmente em empresas de menores portes, denominado pelo
diretor – presidente (CEO) da organização. O presidente é considerado
como responsável principal pelo sucesso desse processo. Contudo, isso
não pode significar que o presidente execute esse processo de
administração estratégica independente. Ao contrario, o CEO quando bem
sucedido nessa área, esboça um processo de administração estratégica
envolvendo os membros de inúmeras áreas e diferentes níveis da empresa.
Uma empresa pode ter benefícios diferenciados quando praticado de
forma correta a administração estratégica. De repente, o que importa
para as empresas seja o aumento de seus níveis de lucro. Estudos
anteriores demonstram que o aumento do lucro geralmente não segue uma
aplicação estratégica, mas sim, um numero significativo de pesquisas
recentes que tem como sugestão um eficiente sistema de administração
estratégica podendo aumentar a lucratividade da empresa.
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