Ser facilitador e desenvolvedor de colaboradores são algumas das características que o atual mercado exige do líder
O cenário organizacional mudou as relações empresariais se
modificaram com o passar dos anos. Sai à figura do chefe, entra a do
líder. Com isso, as relações se estreitaram e o trabalho em equipe se fortaleceu.
Ser facilitador e desenvolvedor de colaboradores são algumas das
características que o atual mercado exige do líder. Flexibilidade e
comunicação, também são essenciais. "Fazer junto, ser admirado, assumir
riscos, puxar a equipe, ir junto, acelerar resultados, esses são alguns
dos diferenciais do líder de hoje", afirma o Presidente do Instituto
Brasileiro de Coaching – IBC, o Master Coach Trainer, José Roberto
Marques.
A liderança é o processo chave nas organizações, está presente em
todos os níveis hierárquicos, e não pode ser confundido com chefia,
gerência ou direção. "Ser líder é uma capacitação, competências que
devem ser desenvolvidas, aprender a lidar com as diferentes situações no
dia a dia, sejam elas de caráter individual ou coletivo. É uma
habilidade a ser trabalhada".
Liderança e motivação!
Podemos considerar que esse seja o lema das organizações no contexto
atual. O trabalho em equipe fortalece a organização e consequentemente
favorece os resultados. Mas motivar uma equipe não é tarefa fácil para
quem não está preparado, pois em um determinado grupo podemos encontrar
colaboradores com perfis e objetivos, profissionais e de vida,
distintos.
Deve se entender que se um membro não estiver na mesma sintonia que
os demais, os projetos e objetivos da organização correm grande risco de
não serem concretizados. Cabe ao líder prever, diagnosticar e resolver
esse tipo de situação, pois cada colaborador funciona como uma célula na
organização, fazendo com que o organismo funcione como um todo.
A liderança está ligada diretamente a incentivos, sejam eles:
motivacionais, financeiros ou de conquista de objetivos. O trabalho em
equipe exige mais que colaboradores especializados em determinadas
funções, necessita de um líder que seja altamente capacitado para gerir
de forma sistêmica as equipes, ouvir e sentir as necessidades dos
profissionais alinhá-los a cultura organizacional, e dessa forma
fortalecer as relações de colaboração e produção. Afinal o Líder é
aquele que faz junto, que puxa que motiva; que une seus colabores em
busca de melhores resultados.
"O líder tem que saber identificar os desejos e anseios de cada
colaborador. Pode trabalhar a equipe como um todo, mas deve sempre
buscar potencializar as competências individuais e uni-las no alcance
das metas. Para isso, deve estar atento, tomar decisões coesas, procurar
delegar de forma justa, acompanhar o trabalho, motivar e apoiar o
desenvolvimento e capacitação de cada um de seus liderados. Conseguindo
isso, ele terá resultados rápidos e extraordinários", finaliza José
Roberto.
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