sexta-feira, 25 de março de 2011

Feedback - como aproveitá-lo mais e melhor

Seu gestor agendou sua avaliação anual. Isto já é muito bom, afinal ele irá lhe dar um feedback, uma percepção sobre suas potencialidades e pontos de desenvolvimento, ótimo, agora é se preparar para aproveitar ao máximo este encontro.
 
PREPARAÇÃO
Como assim? Eu me preparar? Claro, seu gestor irá lhe fazer vários apontamentos e você precisa se auto-avaliar também. Ou seja, olhar para este ano e considerar: o que vc acha que fez muito bem, que contribuições conseguiu dar a sua área, à empresa, onde se desenvolveu...enfim, pare e faça uma boa reflexão.
 
Vale a pena vc listar estes momentos, bem como aqueles que acredita não ter se saído tão bem e se perguntar, o que me faltou? Como meu gestor pode me ajudar numa próxima situação como esta? Preciso fazer algum curso para melhorar este ponto? Qual? Será que meu gestor tem alguma dica?
 
 
DURANTE A AVALIAÇÃO
Vá com o espírito de escutar e aprender e pergunnnnnte, pergunte ao seu gestor o que ele acredita que você fez muito bem, tenha clareza deste feedback.
Vamos dar um exemplo:
Gestor: Frederico vc foi muito bem naquela apresentação para a diretoria.
Frederico: Ao invés de perguntar o que ele fez de legal nesta apresentação, ele já supõe que foi a apresentação que estava bacana, afinal ele é o rei do PowerPoint...
E em uma próxima situação, faz a mesma coisa, ou seja, prepara uma super, mega apresentação.
E aí o feedback é:
Gestor: Frederico, como é que vc me faz uma apresentação como está, ta louco?
 
 
Louco fica Frederico, que não entende nada. Claro porque ele não perguntou ao gestor o que ele havia feito de muito legal na apresentação anterior. Se tivesse perguntado teria ficado ciente de que o que o seu gestor mais gostou foi do seu preparo. Frederico conhecia o tema em profundidade, todos os números, aquele mercado específico, enfim, DOMINAVA o assunto. O PowerPoint...bobagem.
 
Já na 2ª. Apresentação, ele não se preparou, então embora o powerpoint fosse de arrasar...gaguejou e não deu uma resposta correta.
 
Entenderam? Usem o verbo fazer....o que eu fiz que não foi tão bom, que gerou um impacto tão negativo e por que. O que eu fiz que agradou tanto.  Boa sorte, aproveite bem seus feedbacks.

Um comentário:

  1. Eu ainda não tinha participado de feedback,
    já que nunca tinha trabalhado na vida.
    Quando minha patroa fez, fiquei meio apreensiva.
    Agora sei que esse famoso termo é importante para quem quer crescer, pois, com ele melhora-ramos o que está ruim e ficamos felizes ao saber quais foram nossos acertos.
    Assim, nos tornamos funcionários cada vez melhores.

    ResponderExcluir