Quando se pensa em evolução, não importa qual seja o objetivo almejado, é preciso que sejam revistos os pontos fortes e aqueles que podem ser desenvolvidos seja individual ou em equipe. Só assim, será possível sair de um determinado contexto e visualizar reais conquistas e até mesmo caminhos que devem ser evitados. Isso pode ser observado no dia a dia organizacional e exemplo ocorreu com a Papirus Indústria de Papel S/A, que após instituir em 2009 o processo de avaliação de desempenho entre seus colaboradores, abriu as portas para uma guinada na sua Gestão de Pessoas.
Naquele ano, todos os profissionais da empresa tiveram suas performances analisadas pelos seus respectivos gestores. Isso, por sua vez, culminou na criação do Plano de Desenvolvimento Individual que permitiu a identificação das necessidades de desenvolvimento pessoal e coletivo. O fruto desse trabalho culminou na criação do Programa Evoluir Papirus - que promove ações durante todo o ano.
A Papirus Indústria de Papel S/A é a primeira empresa do Brasil a usar aparas (sobras de papel) na fabricação de papelcartão reciclado. Fundada em 1952, a empresa a Papirus inaugurou sua fábrica na cidade de Limeira, a 131 quilômetros da capital paulista. Com 32 mil m2 de área construída e 544 mil m2, de área total, e 350 funcionários, a organização é responsável pela produção de 90 mil toneladas líquidas de papelcartão, por ano, distribuída por todo Brasil e ainda Europa, Ásia, América do Norte, Ásia e, principalmente, América do Sul. Da produção anual, a Papirus recicla 60 mil toneladas de aparas de papel, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
De acordo com Claudia Polonio, gerente de Recursos Humanos, a participação no Programa Evoluir é uma prerrogativa para a ascensão de carreira na Papirus. "Se pensarmos que atitude e comprometimento são prerrogativas para ascensão de carreira na Papirus, a participação e o envolvimento com o programa são cruciais para um crescimento dentro da companhia", complementa, ao enfatizar que toda a coordenação do programa está sob a responsabilidade da área de Recursos Humanos.
O principal objetivo do programa, explica a gerente de RH, é o desenvolvimento de pessoas e que sempre está direcionado para a obtenção de melhores resultados tanto para a Papirus quanto para seus colaboradores. O público-alvo da iniciativa compreende todos os profissionais: lideranças, média liderança e contribuidores individuais.
O Programa Evoluir Papirus está estruturado em seis módulos que compreendem: Segurança, Qualidade, Técnica, Organização, Pessoas e Sustentabilidade. Esses, por sua vez, são ministrados tanto por facilitadores internos (funcionários especializados no assunto) quanto por consultores externos. Tudo dependerá das necessidades internas.
Vale ressaltar que todos os módulos são presenciais e que cada um possui objetivo específico e que podem ser descritos da seguinte forma:
Segurança - sedimentar a ação Segurança como item indiscutível para qualquer procedimento da companhia.
Qualidade - tem a finalidade de fortalecer conceitos relacionados à qualidade focada no cliente e estimular a constante atitude de superação.
Organização - visa promover o entendimento do negócio, ao passo que estimula o envolvimento e o comprometimento individual das pessoas com os objetivos estratégicos da empresa.
Técnica - capacitar técnica e especificamente as pessoas para desempenharem suas atividades laborais.
Pessoas - objetiva o aprimoramento contínuo do desenvolvimento das competências de liderança, para o alcance dos melhores resultados.
Sustentabilidade - visa garantir que não apenas os processos, como também qualquer atitude ou decisão tome por base a continuidade dos recursos que cerca a companhia.
Participação dos profissionais - A participação efetiva dos profissionais no Programa Evoluir Papirus inicia-se a partir do processo da avaliação de desempenho por competências, onde são indicadas até três competências como oportunidades de desenvolvimento. Estas competências materializam-se através do Plano de Desenvolvimento Individual.
"A avaliação de desempenho é feita pelo gestor. O PDI é construído pelo gestor, com o apoio do RH. A participação do gestor é total. Ele é o verdadeiro dono do processo de desenvolvimento de seu time. O RH viabiliza e suporta o processo", acrescenta Claudia Polonio. Inclusive, ela cita que as atividades do programa podem ou ser ocorrer durante o horário de expediente, pois não existe uma limitação ou regra que interfira na execução das ações.
Competências da avaliação de desempenho - Quando os funcionários da Papirus passam pelo processo de avaliação de desempenho, a base para analisar os resultados e as performances individuais são as "Competências Papirus", que compreendem: comportamentos, habilidades e atitudes esperadas de todas as pessoas que trabalham na companhia.
Para desenvolver cada uma dessas competências no Programa Evoluir Papirus, transforma-se as competências nas chamadas "10 AÇÕES PARA A VIDA", que compreendem: aperfeiçoar, planejar, empreender, preservar, desenvolver, agilizar, relacionar, solucionar, flexibilizar e decidir. A cada mês a área de RH trabalha uma dessas ações com a realização de palestras, treinamentos e dinâmicas.
Uma vez que o Programa Evoluir Papirus foi direcionado para todos os colaboradores da companhia, as atividades são focadas conforme o cargo ou o estágio de carreira em que se encontra o profissional. Ao final de cada módulo, os participantes passam por uma avaliação do que foi assimilado com a presença direta dos seus gestores.
Como o ciclo de avaliação de desempenho por competências e a consequente preparação do Plano de Desenvolvimento Individual é anual, ou seja, a cada ano é verificado o cumprimento do plano do ano anterior e renovada a programação para o ano seguinte.
Benefícios - Quando questionada sobre os benefícios gerados pelo Evoluir, Claudia Polonio destaca que o mais importante é a consciência, entre todos os participantes do processo, de que o desenvolvimento é uma via de duas mãos e que se inicia a partir do próprio funcionário, pois ele é o dono do seu futuro. "A Papirus pode e quer ajudá-lo a crescer. Mas, definitivamente, o resultado final é responsabilidade da pessoa. Para a empresa, o maior ganho foi ter consciência das oportunidades que temos para cada pessoa ou grupo de cargos. Hoje é possível fazermos o alinhamento entre objetivos estratégicos e habilidades individuais", comemora a gerente de RH.
Já visualizando que os processos inovadores normalmente podem se deparar com possíveis resistências, a área de Recursos Humanos deu um passo à frente e garantiu que a diretoria da Papirus visualizasse o programa de acordo com as estratégias da companhia. Com isso, se conseguiu um espaço e os resultados fazem com que a iniciativa ganhe cada vez mais força. "A maior contribuição para a área de Gestão de Pessoas é a de conseguir mostrar o quanto o RH é estratégico para a empresa. Isso estabelece uma relação de confiança e envolvimento da área nos processos de decisão e de planejamento estratégico", conclui Claudia Polonio.
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