terça-feira, 25 de outubro de 2011

Não faça do seu trabalho uma tortura

Vamos imaginar que você entrará em um palco, para apresentar uma peça de teatro chamada "A superação de um dia após o outro". Nas cenas serão apresentados os desafios para colocar em prática, as promessas e os sonhos que você deseja realizar. Nos bastidores do espetáculo está tudo pronto. As cortinas começam a abrir e os holofotes acendem sobre você. Não há como retornar ao camarim. Mas agora, vamos parar de imaginar e acreditar que, para alcançar realizações, será fundamental transformar o trabalho em algo cativante e prazeroso. Faça uma avaliação dos dois ciclos abaixo e descubra que a paixão e a satisfação no ambiente profissional revelam novas oportunidades de crescimento.

Ciclo do trabalho como tortura - Por exercer uma atividade direcionada à insatisfação e ao desgosto, algumas pessoas abandonam o sentimento de amor ao próprio trabalho, que passa a ser um ciclo de vício e escassez de descobertas. Observe na imagem a seguir, que seu início ocorre com um clima de insatisfação diário, apoiado por constantes reclamações. Nesse estágio, é mais fácil apresentar justificativas, do que encontrar soluções para determinadas limitações. Em seguida, a ausência de qualificação reflete na limitação de ideias, na contribuição com sugestões de melhoria e no desenvolvimento de novos projetos.

O trabalho como tortura, completa o ciclo com a infelicidade profissional, que destaca o distanciamento da emoção pessoal em fazer uma atividade com satisfação. Na superfície, aparentemente há uma normalidade. Entretanto, no seu interior, há inúmeras insatisfações. Uma pessoa que faz do trabalho uma tortura, demonstra falta de comprometimento e com frequência, fica oculto atrás de problemas. Normalmente, são indivíduos que optam em manter uma estabilidade na carreira. Gente que no começo do ano, pega o calendário para verificar quantos feriados tem no meio da semana e encontram sempre um motivo a mais para comemorar o afastamento do trabalho. Você conhece gente assim?

Ciclo do trabalho como satisfação - Em perspectiva oposta, o trabalho como satisfação é um ciclo de constante crescimento com novas descobertas diárias, geradas por estímulo de fazer sempre o melhor. A vontade de continuamente aprender é um fator transformador para novas experiências. Esse ciclo apresenta seu início com a demonstração de um clima de valorização, apoiado pelo desejo de superar desafios pessoais e profissionais. Uma pessoa com satisfação no trabalho avança no desejo de inovar e abandonar rotinas improdutivas, pois a vontade de aprender, participar de processos de qualificação, treinamentos, palestras e cursos, enfatizam a constante atualização, permitindo observar oportunidades e empreender ações na própria atividade.

O trabalho como satisfação, completa o ciclo com a felicidade profissional, pois reforça a aproximação da capacidade de ser uma pessoa com experiência profissional, capaz de formar opiniões, analisar tendências e perspectivas no mercado de atuação. Com a satisfação, o ser humano constata que há obstáculos que, depois de ultrapassados, tornam-se importantes lições para auxiliar e contribuir na busca de um novo sentido para a vida pessoal e no desenvolvimento profissional. Por meio da satisfação, a oportunidade de compreender, conhecer-se melhor e se transformar, passa ser uma diferencial para perceber que às vezes, o que parece o fim pode ser um significativo começo para vencer.


Em 2011 não teremos eleições, jogos da Copa do Mundo e Olimpíadas. É hora de crescer e superar desafios, sem esquecer que o ano possui 365 dias para todas as pessoas. Então, concentre seus esforços no que deseja realizar e conceda prioridade absoluta para estimular seu potencial. Digo que: "O medo de fracassar levou inúmeras pessoas a desistirem da concretização de seus sonhos". Por medo, muitas pessoas não são felizes. Deixam de conquistar uma carteira de habilitação, de ingressar em uma faculdade ou concorrer a um cargo melhor na empresa.

Lembre que "vencer" e "perder" têm a formação de seis letras, assim como "alegre" e "triste", entretanto, o desejo de realizar uma dessas ações, apresenta na prática resultados negativos ou favoráveis ao seu sucesso. Procure aproveitar cada novo dia para fazer a diferença na sua própria vida, sem esquecer, que no final do espetáculo, no dia 31 de dezembro de 2011, você receberá inúmeros aplausos, por conseguir progredir. Lembre que o palco da sua apresentação é a sua vida e, somente há uma pessoa, capaz de mudar o rumo dessa apresentação. Essa pessoa é você e o momento para colocar em prática não é amanhã, é agora!

Ser é mais importante do que ter

Hoje, vivemos em um mundo extremamente competitivo onde as pessoas buscam desesperadamente, e a todo custo, acumular bens materiais, ter corpo perfeito, conseguir mais tempo, status e poder, e assim, caminhamos dentro de um contexto de vida estressante, nascisística e insaciável. Muitas vezes, nos esquecemos de que não obstante à fugacidade da vida, o que vem em primeiro lugar é SER, em seguida FAZER, para depois vir a TER.

Se você busca tornar-se um profissional e um ser humano melhor, e vem executando seu trabalho com amor e dedicação, o resultado financeiro positivo será inevitável e uma mera consequência de seus pensamentos e suas atitudes. Certa vez ouvi uma definição de status que guardei na memória por ter considerado interessante e hilariante, motivo pelo qual transcrevo a seguir: "Status é comprar o que você não precisa, com o dinheiro que você não tem, para mostrar para aqueles que você não gosta, aquilo que você não é".

Penso que existe uma grande verdade inserida nessa frase. Na medida em que a pessoa amadurece, ela tende é de se preocupar menos com a busca pelo status e passa a procurar mais sua auto-realização. Entretanto, existem pessoas que não conseguem libertar-se da chamada "Síndrome de Peter Pan"; são aquelas que se recusam a amadurecer, apesar da idade.

É importante ter saúde sim, e não vale à pena perdê-la e acumular riquezas, para num futuro breve ter que gastar toda fortuna na tentativa de reaver a saúde que se foi. Não obstante isso ser uma absoluta falta de inteligência, muitas pessoas hoje ainda o fazem. A vida é uma bela viagem e importa mais aproveitar bem esta viagem do que se preocupar apenas com o destino final.

É essencial investir na sua estrutura pessoal e profissional, tendo um objetivo em mente que esteja relacionado aos seus valores pessoais e, em seguida, partir para a ação. O importante não é apenas o objetivo em si, mas sim o que o objetivo faz conosco e como.

Tenha sonhos grandiosos e trace metas. Se você possui uma direção, faz sentido organizar sua agenda. O importante não é o que acontece conosco e sim o significado que damos para aquilo que ocorreu em nossas vidas. Saiba que o fracasso não existe, o que ficam são resultados que consideramos satisfatórios ou não. É importante que estejamos aprendendo, a cada instante, dentro de nossa organização ou de nosso negócio próprio. Se não estamos aprendendo e crescendo é porque chegou a hora de mudar.

Mude você ou se mude. Todos nós sabemos que mudar não é fácil. É tão difícil mudar que pesquisas demonstram que o ser humano tem menos medo da morte do que da mudança. A mudança nos deixa incomodados e ansiosos, justamente porque nos tira da chamada zona da conforto. É preciso renovar-se a cada. A medicina nos ensina que fisicamente não somos mais a mesma pessoa que fomos há sete anos atrás, já que nesse intervalo de tempo todas as células do nosso corpo renovaram-se. Precisamos nos conscientizar de que tudo mudou, muda e mudará.

É preciso ter criatividade e coragem para mudar, crescer e se desenvolver a cada dia. Ser louco é fazer sempre a mesma coisa, da mesma maneira e querer obter resultado diferente. Entretanto, diariamente observamos a insanidade comandando a rotina paralisante na vida de muitas pessoas. É preciso estar aberto às mudanças e é necessário desbloquear e dar vazão ao fluxo da vida. Busque um sentido para sua existência e a direção a seguir ficará mais clara e visível. Se você tem uma meta, um sonho grandioso, tudo começa a fazer sentido e você passa a amar a si mesmo cada vez mais.

Administre bem o seu tempo, pois este é um bem insubstituível, enquanto que os bens materiais são substituíveis. E se você não tomar conta da sua vida, certamente alguém irá tomar conta por você. O dia a dia de toda pessoa é bem parecido, o que faz a diferença são os pequenos detalhes.É bem verdade que o hábito faz o monge. Cuide-se, pois o tempo não pára, nunca volta. O dinheiro é algo muito importante quando bem utilizado, entretanto saiba que dinheiro algum será capaz de nos fazer recuperar o tempo perdido e mal utilizado. Portanto, divirta-se mais, ame mais e perdoe mais a si mesmo e aos outros. Utilize com sabedoria seu dinheiro e seu tempo!